quinta-feira, 28 de maio de 2015

Daniel Mendoza - Pai do Boxe moderno

Daniel Mendoza foi um grande boxeador, conhecido como o pai do Boxe Cientifico. Nasceu dia 05/07/1741 e morreu 03/09/1836. Mendoza nasceu na Inglaterra e era judeu sefardí, com ancestrais espanhois ou portugueses (já vi créditos aos dois países).
Campeão na categoria peso pesado de 1792 à 1795, mas Mendoza era na verdade um peso médio, media 1,70 cm e pesava 75 kg. Até os dias atuais é o único peso médio a ser campeão peso pesado e foi a primeira estrela do Boxe, ganhou muito dinheiro com o Boxe, foi proprietário de Bares e Teatros ganhou e perdeu muitas fortunas ao longo de sua vida. Foi protagonista do primeiro combate ao qual se combravam entrada.
Pai do Boxe Cientfico: 
Neste momento os boxedores somente socavam e não se movimentavam muito, 
Mendoza se movimentava muito, desenvolveu um novo estilo de boxear, incorporando estratégias defensivas, movimentando-se, abaixando-se, bloqueando e claro evitando ser atingido.
Nessa época, isto era revolucionário, e graças ao estilo, Daniel Mendoza era capaz de ganhar de adversários muito maiores que ele, motivo pelo qual sendo peso médio foi campeão pesado.
Abriu sua academia de Boxe em 1789. Publicou um livro: A Arte do Boxe, cujo os ensinamentos criaram as bases do que hoje em dia é o Boxe.
Com o passar do tempo, Mendoza trasformou o esteriotipo do judeu-inglês, que era de um homem fraco e indefeso a alguém que merece respeito.
Há rumoers que foi o primeiro judeu que falou com o Rei George III.
Aqui o projeto do filme de Daniel Mendoza:


Um vídeo analizando a postura de combate criada por Mendoza.


Histórias em quadrinhos baseadas na vida de Mendoza.